Ainda nos dias atuais, muitas empresas do ramo de construção não dão a devida importância para o Gerenciamento de Riscos. Veem como algo com perda de tempo e aumento de custos.
O Gerenciamento de Riscos se realizado corretamente, pode agregar ganhos substanciais para a empresa, evitando fatos que possam gerar impactos com perdas significativas no futuro. Inicia-se na Concepção do Projeto e seu monitoramento e ações de respostas aos riscos realizados até a partida.
O trabalho se desenvolve com uma dinâmica de grupo onde diversas áreas e especialidades identificam possíveis riscos atrelados ao escopo do Projeto. Feito isso, análises qualitativas são realizadas classificando os riscos, probabilidades e impactos de forma que ao final se obtenha um mapeamento dos riscos com a identificação da severidade e ações de mitigação para os riscos identificados.
Após análise qualitativa é possível realizar a análise quantitativa, sendo que nesta etapa as informações são mais complexas e o trabalho mais minucioso. Atualmente existem softwares específicos para análise de riscos, o qual utilizam o método de Monte Carlo e fazem simulações vinculadas ao cronograma do empreendimento, obtendo como produto final a identificação dos riscos com maiores probabilidades de impactos em custos e prazos.
Com todo o estudo realizado, a empresa tem em mãos todos os riscos identificados com o plano de resposta aos riscos e uma importante informação, a definição das reservas de contingência a ser considerada como parte integrante da linha de base de custos. Estas informações direcionarão as ações a serem tomadas para que todo o planejamento de execução do escopo esteja em conformidade com os custos e prazos orçados.
Em suma, para o sucesso do gerenciamento de Riscos, é necessário o engajamento de todos os envolvidos de forma que seja realizado um trabalho consistente e que poderá estabelecer o sucesso do empreendimento.
A SCHÉDIO possui corpo técnico capacitado para coordenar, executar e prover suporte para realizar Análise de Riscos.