Em gerenciamento de empreendimentos de grande porte, torna-se necessário o conhecimento e atuação da equipe de gerenciamento nas diversas áreas e fases do Projeto, de forma que todos se integrem de modo coeso com um objetivo único, o término dentro dos critérios estabelecidos no escopo.
Entretanto, três áreas são consideradas o alicerce de um Projeto: Engenharia, Suprimentos e Planejamento, onde o mau andamento de qualquer um, pode se tornar um grande problema no futuro.
Quando estas três áreas atuam em conjunto, minimizam-se os riscos de aumento de custo e atrasos de entrega do escopo contratado.
Ainda hoje é comum encontrarmos cada área trabalhando de forma individual, onde cada um pensa em fazer a sua parte e ignorando as interfaces com demais setores, porém, como supracitado, há grande interdependência entre as áreas, onde por exemplo uma falha na engenharia pode representar atrasos nas aquisições de bens e gerar sobrecustos devido a impossibilidade de se ter uma boa negociação com Fornecedores ou até mesmo a impossibilidade de se ter um bom planejamento da execução. Por outro lado, uma falha da área de suprimentos pode gerar atrasos nas entregas de informações do fornecedor para a área de engenharia e gerar atrasos no cronograma do projeto. Por fim, um mau planejamento pode gerar inconsistências entre os prazos necessários de engenharia e o melhor momento de aquisições pela área de suprimentos, representando impactos para o Projeto.
Quando as três áreas trabalham em sintonia, ou seja, com um bom planejamento integrado, é possível direcionar os esforços para o caminho que realmente é relevante e que de alguma forma possa obter ganhos com tomadas de decisão provindas da equipe de gerenciamento através de otimização de recursos (mão de obra, equipamentos e insumos) e melhoria em produtividade.
A SCHÉDIO possui corpo técnico capacitado para coordenar, executar e prover suporte para o desenvolvimento do Planejamento e Controle de Projetos.
2 Comentários
Excelente publicação Marcelo, de acordo em gênero e grau com o publicado, mas eu acredito que hoje já é realidade o incremento de soluções em X, Y e Z. Ou seja, são quatro Pilares importantes para o gerenciamento como um todo.
Boa noite. O suprimento somente será eficiente a partir de informações claras e objetivas de um bom planejamento. Plano de ataque de obra que datas ( e não somente prazos) para cada serviço. Orçamento que definam corretamente os insumos em seus quantitativos e memoriais descritivos que definam os insumos de forma detalhada e objetiva. A engenharia na forma de modelo de gestão e controle na obra.
Vamos em frente!!! Cabeça na inovação e corpo no canteiro. Abs