No atual mercado de Construção, empresas buscam diferenciais para se tornarem atrativas, seja em diversificação de produtos, melhoria de qualidade, otimização de custos, prazos ou outros mais. Quando o assunto é Planejamento e Controle Integrado, ainda hoje é comum encontrarmos empresas e gestores que não adotam este tema como prioritário para seus Projetos. Normalmente encontramos áreas ou setores distintos de um Projeto atuando de forma independente, sem foco num resultado comum.
É importante ressaltar que quando falamos em Planejamento, muitos o associam a um Cronograma, o que é um erro. O Planejamento é um processo que envolve o estudo das melhores estratégias, identificação de riscos, levantamento de informações de engenharia, informações históricas, informações de partes interessadas, estimativas de custos e prazos, aquisições, melhores técnicas construtivas, identificação de recursos necessários (mão de obra, equipamentos e insumos), identificação das melhores sequências construtivas e comissionáveis e por fim o monitoramento da execução dos serviços.
Sendo assim, o “Planejamento e Controle Integrado” faz com que informações relevantes do Projeto sejam identificadas, analisadas e trabalhadas direcionando o melhor momento para realização das atividades executivas, respeitando as relações de interdependências de execução, possibilitando uma análise global da performance de um Empreendimento e permitindo que ações preventivas ou corretivas possam ser realizadas garantindo cumprimento ou até mesmo redução de prazos dos entregáveis do Projeto.
Vantagens:
A SCHÉDIO possui corpo técnico capacitado para coordenar, executar e prover suporte para o desenvolvimento do Planejamento e Controle Integrado de Projetos.
1 Comentário
Muito bem colocado, afinal planejamento é muito mais do que elaborar um cronograma, pois ele é que norteia institucionalmente uma organização e todas as suas áreas, em todos os seus níveis. Parabéns!