Gerenciamento do Empreendimento - EPC
Realizar o gerenciamento das atividades que compõem todas as etapas e modalidades de contratos de Projeto (preço global, preço unitário e por administração). Planejar e monitorar o cumprimento das entregas de engenharia, fornecimentos e construção, com base no escopo, prazo e custos definidos.
Engenharia
Gerenciamento do escopo de Engenharia através da elaboração de cronogramas estruturados, de modo a garantir o monitoramento e controle das entregas (documentos, atividades e serviços) em alinhamento com as ações de Fornecimentos e necessidades dos cronogramas de Construção e Montagem das unidades do Projeto. Identificar e monitorar as interfaces entre Engenharia, Fornecimentos, Construção e Comissionamento, buscando agilizar os processos de tomada de decisões e reduzir interferências na fase executiva.
Elaborar o planejamento e monitorar as entregas referentes à complementação dos documentos do Projeto Básico e desenvolvimento do Projeto de Detalhamento, buscando garantir a assertividade no cumprimento do escopo e o atendimento de prazos e custos. Monitorar e controlar as atividades de forma integrada às demandas de Fornecimentos e às necessidades inerentes do cronograma de Construção e Montagem.
Promover o desenvolvimento dos trabalhos de Engenharia relacionados à geração de listas de materiais, bem como previsões para as áreas ainda não detalhadas em conformidade com as demandas de programação e controle do Projeto. Informar periodicamente a diferença entre as quantidades previstas e as realizadas, por cada uma das áreas físicas e disciplinas.
Promover e intermediar o entendimento e o encaminhamento das interfaces entre as áreas de engenharia e fornecimentos, buscando definir e controlar as informações necessárias à continuidade dos planos de trabalho.
Promover, organizar e intermediar reuniões de constructability, buscando o uso do conhecimento e da experiência dos profissionais dos diversos setores e disciplinas durante o desenvolvimento da engenharia do Projeto, objetivando a escolha dos melhores métodos construtivos através de referências de VIPs, otimizando o uso de recursos e viabilizando prazos e custos.
Promover a identificação das alterações ocorridas em campo e o registro nos documentos correspondentes.
Fornecimentos
Gerenciamento da cadeia de Fornecimentos através do planejamento, monitoramento e controle das atividades que a compõem, a partir das especificações e take-offs da Engenharia, cobrindo desde a emissão de requisições, aquisição/contratação, diligenciamento e inspeção de fabricação, logística de transporte, desembaraço alfandegário e entrega de materiais e equipamentos no almoxarifado da obra, visando garantir a disponibilidade de forma integrada com as demandas dos cronogramas detalhados de construção e/ou montagem do Projeto.
Suporte técnico para o gerenciamento dos processos de fornecimentos (contratações e aquisições), atuando no controle das documentações e nas diversas interfaces com a engenharia e construção.
Promover e intermediar o entendimento e o encaminhamento das interfaces entre as áreas de engenharia e fornecimentos, buscando definir e controlar as informações necessárias à continuidade dos planos de trabalho.
Elaborar o planejamento de entregas de materiais e equipamentos, identificando os locais de fabricação, logística de transporte, tempo de desembaraço alfandegário e transporte local, mitigando riscos e aumentando a probabilidade de sucesso no cumprimento dos prazos e custos contratados.
Planejar e executar os serviços de diligenciamento e equalizar o progresso físico real do cronograma de fabricação de equipamentos com os cronogramas do Projeto. Planejar e executar as inspeções em fábrica de materiais e equipamentos, relatando a situação de atendimento aos requisitos de qualidade e liberação para embarque.
Promover as entregas de data book de equipamentos através de rigoroso monitoramento, buscando garantir a disposição de informações para as equipes de comissionamento, manutenção e operação.
Atuar na negociação de passivos com Fornecedores, através da redução de valores para pagamento, alongamento de prazos e negociação de multas e juros.
Contratos
Estruturação, elaboração, análise crítica, monitoramento e controle de contratos e modelo de administração contratual.
Desenvolvimento da estrutura do contrato promovendo a integração lógica de anexos e mecanismos contratuais: Planilha de preços, especificações técnicas, critérios de medição e pagamentos, cronograma físico e financeiro, e reajustamentos.
Elaboração de contratos para fornecimentos de serviços e aquisições no âmbito da execução do Projeto em concordância com a arquitetura definida.
Análise crítica de toda documentação contratual (Editais, correspondências, minutas e acordos) de forma detalhada e criteriosa, visando identificar os pontos fundamentais do cumprimento das obrigações contratuais, pontos de atenção, riscos e eventuais divergências de interpretação.
Elaboração dos requisitos necessários à administração contratual em conformidade com exigências corporativas internas e pactuadas entre as partes, e em sintonia com a área jurídica: matriz de responsabilidades e decisões, relação de documentos a serem tramitados, fluxos de registros e informações, estilos de redação de correspondências e forma de encaminhamento e tratamento de eventuais desvios.
Levantamento detalhado dos direitos e obrigações das partes e designação das responsabilidades pela observância do cumprimento.
Elaboração, implantação e execução do Plano de Controle de Documentos do Projeto, com definição de guarda, estruturação, indexação e direitos de acesso à informação.
Análise detalhada do conteúdo da documentação (RDOs, Correspondências, Relatórios e Atas de Reunião) de acordo com os preceitos contratuais e interesses da parte, fundamentando a base crítica para a tomada de decisões gerenciais e potencial elaboração de novos documentos.
Execução de atividades de fiscalização e inspeção de execução dos serviços em campo de acordo com as especificações técnicas de Engenharia, Qualidade e demais exigências contratuais. Elaboração de relatórios periódicos de fiscalização e inspeção.
Atestação de medições contratuais, após checagem e verificação de documentos de suporte: medições topográficas, boletins de apropriação, desenhos de engenharia, relatórios de conformidade e demais requisitos contratuais.
Análise de impactos em cronogramas e custos, em função de alterações de escopo contratual.
Identificação de desvios contratuais que possam suscitar ações de reequilíbrio. Redação de reivindicações, elaboração de memórias de cálculo, desenvolvimento de estratégias de negociação.
Monitoramento das interfaces contidas nos contratos e seus anexos, visando a observância dos direitos e deveres neles qualificados.
Cronograma
Elaboração, monitoramento e controle de cronogramas e caminho crítico.
Elaboração, monitoramento e controle dos cronogramas do Projeto, obedecendo a uma estrutura hierárquica de detalhamento, partindo do cronograma master descendo até as programações semanais. Os cronogramas detalhados têm identificada a sequência lógica executiva com base na estratégia de implantação do Projeto, a partir da apresentação das atividades (descrições, durações e relações de dependências), que deverão ser executadas durante as etapas de Engenharia, Fornecimentos, Construção Civil e Montagem Eletromecânica. Estes cronogramas são elaborados de forma a garantir a gestão de interfaces entre as etapas do Projeto com identificação do caminho crítico.
Elaboração do cronograma de comissionamento a partir de uma estruturação por sistemas e sub-sistemas operacionais (SOPs e SSOPs) tendo assegurada sua integração com o cronograma de montagem eletromecânica do Projeto. São consideradas em seu detalhamento executivo as atividades previstas em concordância com os documentos de Engenharia, a partir dos testes qualificados como mandatórios até a pré-operação e partida. O monitoramento e controle periódico das atividades programadas é processado através dos resultados dos testes realizados e o início da pré-operação / partida dos sistemas.
Identificação de todas as atividades que devem ser desenvolvidas previamente à parada, estabelecendo seus prazos de execução, recursos e interdependências. Como parte desse planejamento, elabora-se adicionalmente um cronograma com grau máximo de detalhamento para cobertura do período da parada, buscando garantir a disponibilidade de todos os recursos necessários à sua execução.
Custo
Elaboração da manutenção e do controle orçamentário, fluxo de caixa, apurações de resultados e análises de tendências do Projeto.
A partir do detalhamento do plano de contas e consolidação da linha de base do Orçamento do Projeto são estabelecidas as diretrizes de manutenção e controle orçamentário integrado às necessidades de apurações e análises de resultados, e avaliações de tendências.
Preparação e manutenção periódica de cronogramas físico-financeiros e do fluxo de caixa do Projeto.
Elaboração de revisões orçamentárias em bases periódicas atreladas à contínua identificação e tratamento de eventuais desvios orçamentários com base em variações de take-offs, análises de produtividades, alterações de prazos de execução e adequações dos níveis e prazos de permanência da mão de obra indireta e demais custos indiretos.
Identificação, qualificação e valoração dos fatores que possam impactar os custos do Projeto dentro de cenários otimistas (Máximos) e pessimistas (Mínimos), a partir de análises relacionadas, entre outras, a: desempenho na implantação do Projeto, variações de custos de insumos, reivindicações de terceiros, variações de take-offs, variações cambiais e fatores que possam impactar o caminho crítico do Projeto.
Qualidade
Atuação gerencial a partir da identificação de requisitos até o efetivo controle da qualidade visando avaliar falhas, melhorias nos processos e garantir que o produto final seja entregue em conformidade com os requisitos e expectativas do Cliente.
Atuação conjunta com o Cliente identificando os requisitos de qualidade necessários para desenvolver o planejamento de seu atendimento e posterior elaboração do plano de gerenciamento da qualidade.
Atuação conjunta com o Cliente para definição dos indicadores de qualidade e seus parâmetros, efetuando uma análise periódica dos resultados quanto à conformidade dos requisitos em relação ao planejado.
Ação dirigida às inspeções de qualidade no Fornecedor de materiais e equipamentos, incluindo planejamento e alocação de recursos visando assegurar os padrões de qualidade especificados.
Realização do recebimento dos materiais e equipamentos junto ao usuário final, com o objetivo de verificar a conformidade dos materiais e equipamentos no momento do recebimento pelo almoxarifado.
Realização da implantação dos sistemas de gestão da qualidade, fiscalização e inspeções de execução de campo, garantindo que os serviços sejam realizados em conformidade com os procedimentos e normas técnicas vigentes e em concordância com o planejamento do Projeto.
Gerenciamento das ações contidas no Plano de Inspeção e Testes (PIT), garantindo que todas as informações necessárias a cada fornecedor sejam entregues e contempladas nos documentos de envio dos bens adquiridos.
Gerenciamento do processo de não conformidades considerando o registro das ocorrências nas diversas disciplinas do Projeto, avaliação e análise da causa raiz estabelecendo e monitorando ações corretivas e correspondentes prazos de execução.
Integração das informações geradas durante o Projeto, elaborando um data book completo de todo o escopo, contendo histórico das etapas do Projeto, indicadores de desempenho, índices de produtividade, índices de qualidade, índices financeiros, registro fotográfico e lições aprendidas.
Saúde, Segurança, Meio ambiente e Sustentabilidade
Atuação voltada ao apoio de empresas de diversos seguimentos de maneira a contribuir para que os processos de Segurança, Medicina e Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade possam promover qualidade de vida aos profissionais e as partes interessadas.
Elaboração de relatórios de responsabilidade social visando apresentar os programas implantados de melhoria da empresa e a sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros, de maneira a demonstrar o desenvolvimento sustentável e crescimento responsável.
Gerenciar e promover a identificação e o atendimento aos requisitos legais das normas regulamentadoras do MTE relativas a saúde e segurança do trabalho, buscando fazer com que se promova ambientes seguros e saudáveis e oferecendo ao trabalhador condições adequadas para a realização de suas tarefas diárias e, desta forma favorecer o aumento de produtividade.
Identificação e atendimento aos requisitos legais das normas de meio ambiente e padronização de índices apresentados em relatórios periódicos, buscando a conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente, que envolve aspectos como a não contaminação do solo, a qualidade de vida das pessoas que habitam ou circulam na área de influência do Projeto.
Gerenciamento da implantação e escolha de programas sócio econômicos ambientais visando promover a redução de riscos de ações das partes interessadas através da inclusão e valorização de grupos sociais e ações sustentáveis que beneficiem as comunidades ao redor do Projeto.
Comissionamento
Gerenciamento da aplicação de técnicas e procedimentos de engenharia vinculados ao processo de comissionamento, garantindo que todos os sistemas e componentes sejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos em conformidade com as necessidades e requisitos operacionais, assegurando a transferência do produto final de forma organizada e segura para o Cliente, atendendo aos critérios de desempenho, confiabilidade e rastreabilidade das informações.