Planejamento Prévio
Elaboração dos elementos que compõem o planejamento básico do Projeto, fundamentando
a decisão de autorização e orientando a execução.
Planejamento Base: Cronogramas e Orçamentos
Elaboração dos principais elementos que compõem o planejamento base do Projeto: EAP, cronogramas, caminho crítico, estimativas de custos, histogramas de recursos (mão de obra e equipamentos) e curvas de desempenho, a partir de estruturas dirigidas ao monitoramento e controle.
Estudo do escopo do Projeto e definição dos níveis de detalhamento dos serviços e entregas relacionadas às etapas e disciplinas pertinentes, integralizando a totalidade do escopo.
Definição da sequência lógica executiva e marcos contratuais de acordo com as relações de precedências das atividades, observadas as diferentes etapas (Engenharia, Fornecimentos, Construção Civil, Montagem Eletromecânica e Comissionamento) e disciplinas que integram a implantação do Projeto, obedecendo a níveis de detalhamento a partir de uma hierarquia de controle, permitindo a identificação do caminho crítico com base em estudos de métodos e processos construtivos (constructability).
Análises das interfaces e compatibilização dos cronogramas de Engenharia, Fornecimentos, Construção Civil, Montagem Eletromecânica e Comissionamento, direcionada pelas demandas de Construção e Montagem.
Definição do plano de contas do orçamento e seu detalhamento em níveis, obedecendo a uma estrutura que viabiliza o posterior monitoramento e controle dos principais itens orçados, favorecendo a integração com o planejamento físico do Projeto, a identificação de desvios e análises de tendências.
Composição de estimativas de custos a partir de levantamentos de quantitativos de materiais e relação de equipamentos de processos/utilidades, obedecendo aos níveis de detalhamento definidos pela estruturação orçamentária e em alinhamento com as bases de planejamento definidas, planos de contratações, requisitos contratuais e exigências legais aplicáveis.
Elaboração de histogramas de recursos (mão de obra e equipamentos) e curvas de desempenho (curvas S), compatibilizando as estimativas de custos ao cronograma do Projeto.
Riscos, seguros e garantias
Identificação e análise dos principais riscos do Projeto, qualificando planos de respostas e níveis de contingenciamento e estruturando as coberturas securitárias adequadas.
Identificação dos riscos que podem afetar o desenvolvimento do Projeto de acordo com sua natureza: riscos de negócio, técnicos e contratuais. Análise dos impactos que estes poderão causar ao longo do ciclo de vida do Projeto, elaboração de planos de respostas e contingenciamentos.
Elaboração do programa de Seguros e Garantias em função dos riscos mapeados, identificação das coberturas securitárias adequadas à proteção do Projeto. Elaboração de cotações, equalização de propostas, negociação e contratação das apólices junto ao mercado segurador.
Procedimentos de controle (Project Controls)
Elaboração de diretrizes e procedimentos visando garantir uniformidade na estruturação inicial das bases de dados de planejamento e controle do Projeto.
Elaboração de diretrizes e procedimentos operacionais de planejamento, monitoramento e controle do Projeto: gerenciamento de escopo, tempo e custos, elaboração de linhas de base, replanejamentos e reprogramações orçamentárias, avaliação de desempenho físico, econômico e financeiro, e gerenciamento de mudanças.
Contratos
Estruturação, elaboração e análise crítica de contratos e modelo de administração contratual.
Desenvolvimento da estrutura do contrato promovendo a integração lógica de anexos e mecanismos contratuais: Planilha de preços, especificações técnicas, critérios de medição e pagamentos, cronograma físico e financeiro, e reajustamentos.
Elaboração de contratos para fornecimentos de serviços e aquisições no âmbito da execução do Projeto em concordância com a arquitetura definida.
Análise crítica de toda documentação contratual (Editais, correspondências, minutas e acordos) de forma detalhada e criteriosa, visando identificar os pontos fundamentais do cumprimento das obrigações contratuais, pontos de atenção, riscos e eventuais divergências de interpretação.
Elaboração dos requisitos necessários à administração contratual em conformidade com exigências corporativas internas e pactuadas entre as partes, e em sintonia com a área jurídica: matriz de responsabilidades e decisões, relação de documentos a serem tramitados, fluxos de registros e informações, estilos de redação de correspondências e forma de encaminhamento e tratamento de eventuais desvios.
Fornecimentos
Gerenciamento da cadeia de Fornecimentos através do planejamento, monitoramento e controle das atividades que a compõem, a partir das especificações e take-offs da Engenharia, cobrindo desde a emissão de requisições até o planejamento das entregas, visando garantir a disponibilidade de materiais e equipamentos de forma integrada com as demandas dos cronogramas detalhados de construção e/ou montagem do Projeto.
Suporte técnico para o gerenciamento dos processos de fornecimentos (contratações e aquisições), atuando no controle das documentações e nas diversas interfaces com a engenharia e construção.
Promover e intermediar o entendimento e o encaminhamento das interfaces entre as áreas de engenharia e fornecimentos, buscando definir e controlar as informações necessárias à continuidade dos planos de trabalho.
Elaborar o planejamento de entregas de materiais e equipamentos, identificando os locais de fabricação, logística de transporte, tempo de desembaraço alfandegário e transporte local, mitigando riscos e aumentando a probabilidade de sucesso no cumprimento dos prazos e custos contratados.
Engenharia
Gerenciamento do escopo de Engenharia através da elaboração de cronogramas estruturados, de modo a garantir o monitoramento e controle das entregas (documentos, atividades e serviços) em alinhamento com as ações de Fornecimentos e necessidades dos cronogramas de Construção e/ou Montagem das unidades do Projeto.
Elaborar o planejamento e monitorar as entregas referentes aos documentos dos Projetos (Conceitual e Básico) de Engenharia, buscando garantir a assertividade no cumprimento do escopo e o atendimento de prazos e custos. Monitorar e controlar as atividades de forma integrada às demandas de Fornecimentos e às necessidades inerentes do cronograma de Construção e Montagem.
Promover o desenvolvimento dos trabalhos de Engenharia relacionados à geração de listas de materiais, bem como previsões para as áreas ainda não detalhadas em conformidade com as demandas de programação e controle do Projeto. Informar periodicamente a diferença entre as quantidades previstas e as realizadas, para cada uma das áreas físicas e disciplinas.
Promover e intermediar o entendimento e o encaminhamento das interfaces entre as áreas de engenharia e fornecimentos, buscando definir e controlar as informações necessárias à continuidade dos planos de trabalho.
Promover, organizar e intermediar reuniões de constructability, buscando o uso do conhecimento e da experiência dos profissionais dos diversos setores e disciplinas durante o desenvolvimento da engenharia do Projeto, objetivando a escolha dos melhores métodos construtivos através de referências de VIPs, otimizando o uso de recursos e viabilizando prazos e custos.
Permissões
Identificação e monitoramento contínuo de providências, ações e documentos que constituam requisitos nos processos para obtenção de licenças, alvarás, autorizações legais e registros necessários à instalação, construção e operação do Projeto.
Identificar em função da natureza do Projeto as licenças, alvarás, autorizações legais e registros, junto aos órgãos competentes, necessárias à instalação, construção e operação do Projeto.
Monitorar os processos destinados a obtenção, manutenção e renovação das licenças, alvarás, autorizações legais e registros junto aos órgãos competentes, necessárias à instalação, construção e operação do Projeto.
Maturidade da definição do Projeto (PDRI - Project Definition Rate Index)
Avaliação e auditoria da situação de definição do Projeto, imediatamente antes do início de sua execução, visando analisar os riscos e vícios de origem do Projeto, bem como, planejar e gerenciar ações de aprimoramento, garantindo maior assertividade e previsibilidade ao alcance dos objetivos do Projeto.